Destaques


15 outubro 2018

Aplicativos, cursos e como eu faço para estudar sozinha


Eu nunca fui muito fã de estudar e sempre tive dificuldade em entender algum conteúdo sozinha. Sempre achei que para estudar eu tinha que estar dentro de uma sala de aula e ter um professor onde eu pudesse tirar minhas dúvidas sempre que eu travasse em uma conta de matemática ou algum assunto sobre o qual eu não entendia bulhufas.

Mas desde o ano passado eu tenho estudado por conta própria e tem dado certo. Eu vi que eu sou capaz e que muitas vezes eu mesma colocava algum empecilho ou apenas tinha preguiça de abrir um livro e começar a estudar por vontade própria sem que eu fosse obrigada por um professor a fazer isso.

Eu estou estudando para concursos e tenho usado algumas ferramentas que estão me ajudando bastante e vou compartilhar com vocês.

Clockwork Tomato


Um app gratuito tanto para Android ou IOs que cronometra seu tempo de estudos em tempos de 25 minutos e 5 pausa. Você pode configurar ele no tempo que quiser e vai estudando por blocos. Estudo, pausa, estudo, pausa, atpe vir uma pausa mais longa que é de 20 minutos. Ele é bem similar ao Pomodoro normal e eu acho que é um bom jeito de não cansar muito a mente. Eu mesma não consigo estudar freneticamente por muitas horas então estudar assim por blocos me deixa mais motivada.

GranCursos Online


Outra coisa que me ajuda muito é a plataforma de cursos online dispobilizada pelo Gran Cursos. Você paga uma assinatura mensal ou anual e tem direito a TODOS os cursos do site. Eu procuro sempre o concurso que vou prestar ou a matéria que eu preciso e estudo por vídeo aulas. Eles também disponibilizam o PDF com os textos, áudios, os slides e você tem uma espécie de caderno onde pode fazer anotações e depois baixar para consulta. É bem legal e bem diversificado. Tem mais de um professor nas disciplinas e você pode escolher o que melhor se encaixa com você. 

Leitura 


Para mim a leitura é atpe mais importante que as vídeo aulas então eu sempre procuro ver o vídeo e baixar algum material complementar. Imprimo as leis que preciso, leio, gripo e acho que isso ajuda bastante. É bom diversificar a forma de estudos para poder aprender com mais facilidade e desse modo sua mente não fica acostumada com uma só coisa.

Qconcursos


Esse é um site maravilhoso que também me ajuda muito a estudar, só que por meio de questões. Você pode escolher a banca, o tipo de prova, o orgão, nivel de dificuldade e as disciplinas que precisa estudar. Depois disso você começa a responder questões e testa como está sendo seu aprendizado. É legal que mesmo que você não saiba uma questão, você tem a opção de ver respostas comentários por outros usuários do site ou até mesmo professores. Você também pode responder e fazer anotações para consultas posteriores. Eu tenho gostado muito de intercalar blocos de estudo, leitura, revisão e questões. Ele é pago, mas é um valor bem ok e acho que ajuda muito.

Essas foram minhas dicas para você que está passando pela fase de vestibulares e concursos mas não sabe por onde começar ou tem algum medo de começar sozinho. Vou aodrar saber o que vocês usam ou se já usaram alguma dessas ferramentas e o que acharam. :)

Acompanhe também no:

Comentários via Facebook

1 comentários:

  1. Eu sempre tive facilidade em me programar pra estudar por conta própria, na verdade descobri isso na marra quando eu tive que me virar pra passar no vestibular público sozinha sem apoio de ninguém. A partir dai eu vi que conseguia fazer isso com um pouco de dedicação e esforço, mas atualmente estou me esquivando bastante de estudos e olha que preciso muito voltar a estudar inglês como meta pessoal e aprimorar habilidades que uso no trabalho.
    Com as suas dicas e vendo o seu empenho no seu processo de estudo estou voltando a me animar <3
    Um beijo
    Colorindo Nuvens

    ResponderExcluir

Publicidade

Publicidade Amazon

© Prateleira Colorida – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in